NOTÍCIAS
8/10/2013
Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito celebra o melhor caminho
De: http://www.creduni.com.br
Com o tema “Cooperativas de Crédito: unidas pelo bem, o melhor caminho”, será comemorado em 17 de outubro o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (sempre na terceira quinta-feira de outubro). No Brasil há 1.214 cooperativas de crédito,   38 Centrais (estaduais) e quatro Confederações, apoiados principalmente em cinco sistemas: Sicoob, Sicredi, Unicred, Cecred e Confesol.
 
O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito estima que mais de 500 milhões de pessoas estejam associadas a uma das 85 mil instituições financeiras de crédito  presentes em 100 países. O Brasil ocupa a 14ª posição nesse ranking, com enorme potencial de crescimento. Atualmente, a rede de atendimento das cooperativas no Brasil representa 18% das agências bancárias do país, enquanto que os ativos totais administrados são de 2,3% do total. Somadas, as cooperativas de crédito ocupam a sexta posição no ranking do volume de ativos
 
No ano passado, o Sistema Financeiro Nacional cresceu 16,19% no volume de ativos, enquanto as cooperativas de crédito avançaram 19,18%.
 
Há uma grande concentração das cooperativas de crédito nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, representando 75% do total. O maior número de cooperativas do segmento, em todo o país, estão em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No estado catarinense, a rede de atendimento das cooperativas de crédito representam 40% do total das instituições financeiras.
 
No Brasil, o cooperativismo de crédito teve início em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, em 1902, por iniciativa do padre suíço Theodor Amstad. Junto com 19 pessoas, ele fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina.
 
O cooperativismo de crédito possui os mesmos serviços e produtos de um banco ou outra instituição financeira, mas possui uma filosofia e um modelo de gestão muito mais favorável aos seus clientes, que são sócios e donos da cooperativa. O lucro, que nas cooperativas é denominado “sobra”, é distribuído aos associados, conforme decisão em assembleia anual, onde cada sócio tem direito a um voto. 
 
O cooperativismo de crédito é um sistema democrático, transparente e solidário, que investe tudo que arrecada nas comunidades onde atua e, com isso, impulsiona o desenvolvimento individual e coletivo, e combate a exclusão social e a concentração de renda.
 
Voltar
Página inicial
Copyright

CREDUNI - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores das
Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado da Paraíba LTDA


Copyright © 2006-2012 Creduni - Todos os direitos reservados.